Mais do que conteúdo rápido, as redes sociais também são vistas como fonte de informação. Um levantamento da Capterra revelou que a Geração Z (37%) foi o principal grupo que deixou de usar buscadores e passaram a utilizar mais as redes sociais para fins de pesquisa.

O estudo ouviu 1.033 brasileiros em fevereiro deste ano. Ao contrário daqueles que fazem parte da Geração Z, apenas 12% dos baby boomers migraram de buscadores tradicionais para as novas plataformas. No geral, 58% da amostra faz uso de ambas as ferramentas para pesquisar online. Majoritariamente, as pesquisas são feitas via smartphone (68%).

Ainda que 64% dos respondentes tenham mantido seus hábitos de busca nos últimos dois anos, 25% afirmaram ter intensificado a atividade neste sentido dentro das mídias sociais. Na contramão, 11% passaram a utilizar mais os buscadores. 35% responderam que, de fato, preferem usar somente motores de busca. Só 7% disseram usar exclusivamente redes sociais.

No que diz respeito à frequência de buscas, 78% fazem pesquisas mais de cinco vezes por dia. Outra parcela (30%), realiza buscas de cinco a dez vezes diariamente. Quase metade (48%) o fazem mais de dez vezes ao dia.

A pesquisa da Capterra confirma que as redes sociais desempenham um papel fundamental na busca de informações por parte dos consumidores. A presença online deixou de ser uma escolha e se tornou uma necessidade. É essencial que as empresas compreendam a importância de investir em estratégias digitais eficazes para alcançar o público-alvo de forma eficiente.

É aqui que a Diz Tudo entra em ação. Somos especialistas em estratégia digital e posicionamento nas redes sociais. Nossa equipe de profissionais experientes entende as nuances de cada plataforma e cria estratégias personalizadas para sua empresa. Compreendemos que as redes sociais não são apenas uma ferramenta de marketing, mas uma fonte de informações para muitos consumidores.

REF: https://www.meioemensagem.com.br/midia/geracao-z-troca-buscadores-por-redes-sociais